Somos mais do que o desconhecido pode definir | Vanessa Andreotti | TEDxUnisinos

Title:
Somos mais do que o desconhecido pode definir | Vanessa Andreotti | TEDxUnisinos
Description:

Esta palestra foi dada em um evento TEDx, que usa o formato de conferência TED, mas é organizado de forma independente por uma comunidade local. Para saber mais visite http://ted.com/tedx

Pensar e agir fora da caixa. Descobrir oportunidades nas cores que ultrapassam as delimitações dos traços das formas. Vanessa Andreotti pensa assim. Ela é assim. A última palestrante mostrou a importância de transpor as fronteiras territoriais e do conhecimento. “Como a educação pode ser imaginada de forma diferente daquela que é limitada, mas se considera ilimitada nas suas limitações?”, questionou Vanessa, que se dedica ao estudo da cidadania global. A inspiração veio das próprias experiências internacionais e culturais, que vêm de casa: tem origens alemã e indígena e seus filhos possuem passaporte português, por exemplo. A oportunidade de tornar esse seu estudo também seu trabalho apareceu oito anos depois de lecionar em Curitiba e ser contratada pelo Conselho Britânico para coordenar iniciativas de capacitação dos professores da rede pública e estabelecer parcerias com escolas na Inglaterra. Já em terras estrangeiras, se aventurou a explorar as percepções de hierarquias culturais que se reproduzem tanto nas instituições quanto nas relações sociais. Essas hierarquias equalizam o crescimento econômico com a capacidade intelectual: quem nasce em um país mais rico é visto como mais inteligente. A partir daí, passou a explorar como esses pressupostos se reproduzem, principalmente dentro da educação. A grande lição que Vanessa deixou para a plateia fechou com chave de ouro o TEDxUnisinos 2014. “Todo mundo tem o seu histórico, independente das suas origens ou do lugar onde vive. A diversidade, em todos os sentidos, é extremamente importante para a sobrevivência da humanidade”, encerrou.

Titular da Cátedra Canadense de Pesquisa sobre Desigualdades e Mudança Global e professora da Faculdade de Educação, na Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, no Canadá. Formou-se em Letras na Universidade Federal do Paraná e foi professora de ensino médio por sete anos, em Curitiba. Iniciou sua carreira de pesquisadora na área de educação para o desenvolvimento internacional e cidadania global na Inglaterra, trabalhando depois em universidades na Irlanda, Nova Zelândia, Finlândia e Canadá. Baseada em teorias pós-coloniais e pós-estruturalistas, sua linha de pesquisa aborda as políticas de construção do conhecimento e a ética de representações e relações transnacionais que refletem e são refletidas na educação. Presta assessoria a várias entidades governamentais e não governamentais na área de cidadania e responsabilidade global, na qual publicou três livros, vários artigos acadêmicos e textos profissionais. A síntese dos dez primeiros anos de pesquisa foi articulada no livro “Actionable Postcolonial Theory in Education”, publicado em inglês pela Palgrave MacMillan, que recebeu o prêmio de “excelente contribuição aos estudos de currículo” pela divisão de Estudos de Currículo da Associação Americana de Pesquisa Educacional.

more » « less
Video Language:
Portuguese, Brazilian
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
15:23
http://www.youtube.com/watch?v=5R6nzUcLvOc
Format: Youtube
Primary
Synced
Added   by Maggie S (Amara staff)
Format: Youtube
Primary
Synced
http://www.youtube.com/watch?v=O0OmhaqEN5E
Format: Youtube
Original
Synced
Added   by Renato Carvalho
Format: Youtube
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.

Subtitles download

Completed subtitles (1)