Are you a native German speaker who's also fluent in English?
We need help for special paid projects!
Hide

Amara

Loading... Select your Languages
YouTube

Got a YouTube account?

New: enable viewer-created translations and captions on your YouTube channel!

Como Pensamos Sobre a Realidade, Muda a Realidade @CrossroadsTheFilm

Contribute

Add a new language!

Already have subtitles for this video?
Upload them directly.

Experiência citada no vídeo
http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=free-will-vs-programmed-brain

Crossroads: Labor Pains of a New Worldview http://crossroadsfilm.com/ FB: http://www.facebook.com/xroadsfilm

Crossroads: Labor Pains of a New Worldview é um documentário que explora a profundidade da presente condição humana e o surgimento de uma visão mundial que está a recrear o nosso mundo de dentro para fora.

Transcrição:
"As visões do mundo afectam o motor da civilização, elas afectam quem pensamos ser individualmente e nos comportamos e o nosso sentido moral, negócios, afecta tudo.

Uma experiência foi feita por dois psicólogos sociais onde eles fizeram o seguinte, eles pegaram nos estudantes e fizeram-os ler uma de duas passagens, uma das passagens era uma descrição de quem nós pensamos que somos e o chavão neste parágrafo era "Não és nada senão um conjunto de neurónios."

Ou seja que somos apenas substâncias materiais, que em cada um dos casos, tudo o que você pensa que é, todos os seus pensamentos e emoções e toda a sua vida interior, é nada senão um conjunto de neurónios.

E então eles deram aos estudantes a oportunidade de fazerem uma série de experiências onde podiam copiar se quisessem, e o que descobriram foi que os estudantes que leram a passagem "Não és nada senão um conjunto de neurónios", copiaram significativamente mais.

Se a sua visão do mundo diz que não há um sentido inerente em coisa alguma e que o universo é derradeiramente um objecto sem sentido e que quando você morrer está morto e não se passa mais nada, então isso muda o seu sentido de "como preciso eu de viver neste momento. Eu devo ter tudo o que puder neste momento! Eu devo copiar se tiver de ser."

Onde se tivéssemos um modelo diferente, que dissesse que talvez faça parte de um sistema vivo gigantesco com certa espécie de significado inerente a tudo o resto, isso pode ter consequências não só para si mesmo mas também para os seus entes chegados e todos os outros."

~Dean Radin, PhD, Crossroads: Labor Pains of a New Worldview http://crossroadsfilm.com/

Dean Radin, PhD, é Cientista Sénior no INSTITUTO PARA AS CIÊNCIAS NOÉTICAS (IONS) e Faculdade Adjunta no Departamento de Psicologia na UNIVERSIDADE ESTATAL DE SONOMA.

FOTO por @IOTAGLOBAL

http://www.flickr.com/photos/93903729@N04/8664307195/sizes/m/in/photostream/