Quadrinhos levados a sério no ensino em sala de aula | JAL -- José Alberto Lovetro | TEDxUnisinos

Title:
Quadrinhos levados a sério no ensino em sala de aula | JAL -- José Alberto Lovetro | TEDxUnisinos
Description:

This talk was given at a local TEDx event, produced independently of the TED Conferences. al é José Alberto Lovetro, jornalista e cartunista reconhecido nacionalmente por atuar em grandes veículos de comunicação, como Folha de S. Paulo, e por trabalhar com Maurício de Souza e Panini. Atualmente, é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e lançou diversos livros relacionados a sua profissão. Em sua palestra no TEDx Unisinos, apresentou dados e informações para que os quadrinhos sejam levados a sério no ensino em sala de aula,
na educação nos ensinos fundamental e médio.

Para ele, o desenho faz parte do instinto humano. “O homem das cavernas já desenhava. As paredes eram as primeiras bibliotecas. O problema é que tudo o que é simples, acaba sendo deixado de lado muitas vezes. Mas não podemos abrir mão dessa linguagem em sala de aula. Inclusive por ser uma forma de motivar os estudantes. Muitos jovens querem apenas se comunicar quando picham algum muro”, ressaltou Jal.Apesar de toda oferta de jogos eletrônicos atualmente, Jal acredita que há espaço para os quadrinhos na infância dos dias de hoje e também para a aplicação deste sistema na educação.
- See more at: http://www.tedxunisinos.com.br/blog/jal-aposta-em-quadrinhos-para-melhorar-a-educacao/#sthash.hlAcKlF4.dpuf

José Alberto Lovetro ( JAL) é jornalista e cartunista, formado pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero. Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973 e publicou em diversos veículos nacionais e internacionais. Foi premiado em 1981 pelo jornal Asahi Shimbun (Japão) como cartunista, e por seu trabalho na Campanha Diretas Já (1984), pelo Troféu Vladimir Herzog de Direitos Humanos. Também foi premiado em diversos salões de humor. Atualmente é Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e tem uma empresa (JAL Comunicação) que produz exposições, eventos, livros e assessoria de comunicação. Uma das empresas para quem presta serviços é a Mauricio de Sousa Produções.

É criador do Troféu HQMIX desde 1988 com Gualberto Costa e apoio de Serginho Groisman. Ainda com Gualberto Costa, publicou o livro “A história do futebol no Brasil através dos cartuns” (Ed. Bom Texto – 2005) e Brasil Nas Copas através das charges” (Panini – 2013). Na área de educação foi professor de quadrinhos na Escola de Comunicação e Artes da USP/SP nos anos 80. Desenvolveu trabalhos com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação de são Paulo com a linguagem de quadrinhos em escolas/padrão da periferia de São Paulo. Atualmente finaliza um livro sobre o uso de quadrinhos e humor gráfico nas escolas, juntamente com a Professora Dra. Sonia Luyten, baseado em pesquisa “in loco” em escolas da Secretaria de Educação do Município de São Paulo.
- See more at: http://www.tedxunisinos.com.br/blog/jal/#sthash.dv8bseVk.dpuf

About TEDx, x = independently organized event In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized.* (*Subject to certain rules and regulations)

more » « less
Video Language:
Portuguese, Brazilian
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
14:47
http://www.youtube.com/watch?v=Z1GC8NsF8Tw
Format: Youtube
Primary
Synced
Added   by Maggie S (Amara staff)
Format: Youtube
Primary
Synced
http://www.youtube.com/watch?v=By25uG9rV0E
Format: Youtube
Original
Synced
Added   by Ivana Korom
Format: Youtube
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.

Subtitles download

Incomplete subtitles (1)