O poder transformador da música | Eder Kinappe e Weslei Felix Ajarda | TEDxLaçador

Title:
O poder transformador da música | Eder Kinappe e Weslei Felix Ajarda | TEDxLaçador
Description:

Eder Kinappe é professor de contrabaixo do Conservatório Pablo Komlós, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, OSPA.

Weslei Ajarda iniciou seus estudos de contrabaixo na Escola de Música da OSPA, orientado por Éder Kinappe, no ano de 2013. Em 2015, foi aprovado no 5° Festival SESC de Música, tendo "master classes" com o renomado contrabaixista italiano, Giuseppe Ettorre. Foi ganhador do primeiro concurso interno da Escola da OSPA passando em primeiro lugar. Em 2014 entrou na Orquestra Jovem da OSPA, na qual atua como primeiro contrabaixo.

Juntos, eles falam sobre o poder transformador da música e das conquistas do jovem Weslei, de apenas 17 anos, que ficava fascinado com os músicos da igreja e, em casa, tocava nas panelas. Por adorar os sons graves, tocava a ripa da cerca como se fosse um instrumento musical. Quando entrou para a Escola da OSPA não tinha noção de música clássica, nem do instrumento, mas curtiu e se dedicou. O professor conta que quando Weslei ganhou um contrabaixo pôde estudar em casa e atingir a excelência. Sempre ao lado de Eder, seu professor, o menino com talento de gente grande conta que: "Saí da periferia e, apesar do preconceito, a música faz parte da minha vida e me abriu para o mundo".

Esta palestra foi dada em um evento TEDx, que usa o formato de conferência TED, mas é organizado de forma independente por uma comunidade local. Para saber mais visite http://ted.com/tedx

more » « less
Video Language:
Portuguese, Brazilian
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
17:38
http://www.youtube.com/watch?v=dQ7cs7s-Xl4
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by None
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.