A gratidão que qualifica | José J. Camargo | TEDxUnisinosSalon

Title:
A gratidão que qualifica | José J. Camargo | TEDxUnisinosSalon
Description:

Esta palestra foi dada num evento TEDx, que usa o formato de conferência TED, mas é organizado de forma independente por uma comunidade local. Para saber mais, visite: http://ted.com/tedx

Ao falar sobre gratidão, o convidado destacou que esse sentimento se manifesta sob diversas formas sonoras, do estardalhaço ao silêncio, e que consiste na “mais nobre das virtudes, marca implacável no caráter das pessoas”. Com relatos de sua própria experiência enquanto médico, J. J. demonstrou que o som está presente nas sutilezas, nas reações imprevistas, na urgência e mesmo na ausência de palavras, pois a gratidão que cala também é eloquente. “A vida que vale a pena é a vida que é capaz de modificar a vida dos outros”, pontuou. Na visão do palestrante, o sucesso de uma pessoa pode ser medido pelo número de vezes em que ela suscitou nos outros o sentimento de gratidão e, para J. J., isso também quer dizer revelar suas próprias fragilidades quando necessário. “Essa identidade, essa sincronia de sentimentos e afetos, é o que torna as pessoas realmente conectadas”, finalizou.

Nascido em Vacaria (RS), J. J. Camargo é professor de cirurgia torácica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Pioneiro em transplante de pulmão na América Latina (1989) e na operação com doadores vivos fora dos Estados Unidos (1999), dirige o Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Também é membro titular da Academia Nacional de Medicina e cronista do Caderno Vida, de Zero Hora. Em sua apresentação no TEDxUnisinosSalon, aborda o tema “a gratidão que qualifica”.

more » « less
Video Language:
Portuguese, Brazilian
Team:
closed TED
Project:
TEDxTalks
Duration:
17:18
http://www.youtube.com/watch?v=99OoD9scILg
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
Added   by Maggie S (Amara staff)
Format: Youtube
Primary
Original
Synced
This video is part of the closed TED team.

Subtitles download

Completed subtitles (2)